domingo, 28 maio 2017

HISTÓRIA

Informações

Título
Licenciado Em História
Habilitação
Licenciatura
Duração
3 anos
Nro. Vagas
100

O conhecimento da história é uma necessidade cada vez mais premente no mundo da globalização. Este conhecimento é fator de atualização e compreensão dos fenômenos atuais.O aluno formado em História na FEF poderá exercer magistério de História e Geografia(quando não houver um geógrafo) no ensino fundamental, médio, suplência e superior, em escolas públicas ou privadas, além de cursos de capacitação como pré-vestibulares e outros. 

O aluno de História pesquisa o passado para melhor entender o presente.

O conhecimento da história é uma necessidade cada vez mais premente no mundo da globalização. Este conhecimento é fator de atualização e compreensão dos fenômenos atuais. O curso de História apóia diversas atividades profissionais como o jornalismo, planejamento urbano, turismo, administração de empresas, direito internacional e outros.

A sistematização do ensino de História vem alargando cada vez mais os horizontes dessa ciência, diversificando o campo de especialização do historiador. O profissional dessa área pode estudar, por exemplo, períodos que vão da Antigüidade às sociedades contemporâneas, e examiná-los por meio de um prisma econômico, técnico, social, político ou cultural. O ponto de partida para uma investigação histórica também abre um leque inesgotável de opções: ele pode ser um personagem, um livro, um quadro, uma música e até telejornais, já que todos eles trazem traços culturais e sociais de determinada época.

Diante desse quadro, já é possível perceber que um curso superior de História nada tem a ver com aquelas narrativas cronológicas (e enfadonhas) que todos nós conhecemos de nossos primeiros anos em um banco escolar.

As disciplinas do curso são oferecidas de forma a permitir uma visão ampla, objetiva e real do mundo atual. Capacita o aluno a trabalhar a realidade brasileira inserida num contexto global, habilitando-o a interpretar as mudanças do mundo numa perspectiva histórica. O curso de História foi montado visando à formação de professores (níveis fundamental e médio).

Durante os três anos do curso de Graduação em História o aluno contará com a orientação dos professores do CDP/FEF, para a realização de projetos de iniciação científica.

O curso de História (Licenciatura plena) possibilita ao aluno seu registro no Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Campo de atuação:

O mercado de trabalho se apresenta promissor porque tanto a rede estadual como a particular vêm aumentando gradativamente, podendo também dedicar-se à pesquisa e à elaboração de trabalhos científicos.

O aluno formado em História (Licenciatura Plena) poderá exercer magistério de História no ensino fundamental e médio, pré-vestibulares, supletivos e na disciplina de Geografia em caráter excepcional (quando não houver professor da área).

Caso queira seguir a linha de pesquisa, poderá optar por fazer o curso de História Social e da Cultura, oferecido pelo CAP-FEF, após o término da graduação.

O historiador vai encontrar um bom mercado de trabalho, uma vez que, nos últimos anos, o campo profissional do historiador vem apresentando um crescimento bastante significativo. Museus, arquivos e centros de documentação, por exemplo, têm recorrido ao trabalho desse profissional para a seleção, organização e criação de fontes históricas.

Também é procurado por instituições públicas e privadas, atuando em projetos de preservação de patrimônio e memória, além de prestar assessoria e consultoria a diferentes organizações. A aproximação que está acontecendo entre as diferentes áreas do conhecimento, por sua vez, abre a possibilidade de trabalho em programas multidisciplinares.

Sobre o Curso

Portaria
MEC/SERES Nº 794, Publicada no D.O.U. em 14/12/2016

Coordenador

Grade e Corpo Docente

  • CORPO DOCENTE
  • GRADE
Ir para o topo