quinta, 27 abril 2017
COMUNICADO
  1. ATENÇÃO!


    O prazo de Aditamento de Renovação semestral dos contratos do FIES, referente ao 1º/2017, encerra-se em 30/04/2017.

    Caso ainda não tenha aditado o contrato, procurar com urgência a CPSA.

QUÍMICA

Informações

Título
Licenciado
Habilitação
Licenciatura
Duração
3 anos
Nro. Vagas
60

Para a formação do profissional Licenciado em Química, o curso está estruturado privilegiando a interdisciplinaridade requerida pela sociedade para a ação do profissional e do cidadão participante. Para tanto, é oferecida ao estudante a oportunidade de, durante a sua estada na Instituição, vivenciar experiências de ensino-aprendizagem aprimorando as inter-relações sociedade-escola-professor-aluno através de uma formação continuada e integradora que acolherá idéias e descobertas, aceitará sugestões e críticas e estará sempre aberta a análises que poderão trazer renovações. 

CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO DE QUÍMICA

O projeto pedagógico do curso de Química materializa-se no cotidiano através das práticas que o caracterizam, dos modelos que estimula, das atitudes e valores que promove e incentiva, assim como dos recursos materiais disponíveis. Tornar isso real é tão importante para a formação do profissional quanto o conhecimento técnico e científico. Respeitando a pluralidade de discursos e práticas pedagógicas existentes, os referenciais propostos têm por objetivo fazer as FIFE assumir como sendo estratégico substituir o paradigma da disciplinaridade, que até agora conduziu o padrão ensino-aprendizagem na educação superior, pelo da interdisciplinaridade e/ou transdisciplinaridade.

A necessidade contínua de formação de professores para as disciplinas de Ciências do ensino fundamental e de Química do ensino médio, bem como as características da instituição, motivou a criação do curso de Licenciatura Plena em Química pela Fundação Educacional de Fernandópolis. Para a boa formação profissional, o curso de Química mantém na sua estrutura curricular uma organização que possibilita a inter-relação entre as disciplinas, envolvendo a área específica, a pedagógica e de conhecimentos filosóficos e humanísticos.

A instituição disponibiliza aos estudantes sua estrutura física com salas, laboratórios, auditórios, docentes titulados em importantes universidades brasileiras bem como uma biblioteca equipada de salas coletivas e individuais além de um acervo bibliográfico considerável. Contamos ainda com laboratórios de informática com livre acesso aos alunos.

Perfil do Formando

O licenciado em Química deve, necessariamente, estar apto a:
- Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Química, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas.
- Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos de naturezas diferentes, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagens educacionais.
- Participar da elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino.
- Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático.

Campo de atuação profissional

O Licenciado em Química tem como campo imediato de trabalho, o magistério na rede pública e privada de ensino, na área de Química, no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental. No Brasil há falta de professores nesta área e o número de vagas supera 200.000.

O Químico, com a devida complementação, pode requerer junto ao Conselho Regional de Química, o seu registro profissional, passando desta forma, também a atuar nas áreas tecnológicas e da pesquisa, segundo as prerrogativas da Lei e dos Códigos de Ética do Conselho e demais ordenamentos legais das profissões e ainda podendo ingressar em cursos de pós-graduação latu e strictu sensu. 

CURSO DA FEF GANHA NOVAS ATRIBUIÇÕES

O curso de Química da Fundação Educacional de Fernandópolis obteve mais uma grande conquista o qual vai ampliar a área de atuação do profissional formado pela Instituição. Das 17 atribuições reconhecidas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e que são concedidas exclusivamente ao engenheiro químico, o curso de Química da FEF formará profissional habilitado em 13 atribuições.

Na área de licenciatura, o químico formado pela FEF está apto para atuar como docente na educação básica, como pesquisador e em indústrias dos mais variados segmentos como: farmacêutica, alimentar, cosméticos, agricultura, siderúrgica e centros de pesquisa.

O aluno que optar pela complementação tecnológica vai agregar em seu diploma mais seis atribuições: produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos; operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos; condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção; pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais; estudo, elaboração e execução de projetos de processamento; estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

 

Sobre o Curso

Portaria
Normativa nº 40/MEC de 12/12/2007, Publicada no D.O.U. em 13/12/2007. Exclusivamente para fins de expedição e registro de diplomas - Art. 63.

Coordenador

  • Coordenador
    Prof. Dr. Osmar Caon Filho
    Docente há 19 anos e 8 meses

Grade e Corpo Docente

  • CORPO DOCENTE
  • GRADE
  • Professores
    Prof. Dr. Aline Vassoler
    Docente há 5 anos e 2 meses
  • Professores
    Prof. Esp. Antonio Angeluci
    Docente há 33 anos
  • Professores
    Prof. Ms. Eliza Martin
    Docente há 8 anos e 6 meses
  • Professores
    Prof. Dr. Fabio Lombardi
    Docente há 3 anos e 8 meses
  • Professores
    Prof. Ms. Fernando Costa
    Docente há 2 anos e 8 meses
  • Professores
    Prof. Dr. Gleyce Correia
    Docente há 1 ano e 8 meses
  • Professores
    Prof. Esp. Graziela Mazeti
    Docente há 9 anos e 10 meses
  • Professores
    Prof. Ms. Tony Dadamos
    Docente há 2 anos e 8 meses
Ir para o topo