domingo, 22 outubro 2017
Aviso

COMUNICADO
  1.      Os Jogos Universitários "Interfef" ocorrem dentro de um Projeto Acadêmico alicerçado nas atividades culturais e desportivas que buscam atuar em favor à universalização e aprimoramento da educação. Estas ações são estimuladas pela Lei n° 9.394/1994, pelo Decreto nº 6.180/2007 e pelo Plano Nacional de Educação.

         Assim, o "Interfef", está inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), faz parte das atividades letivas regulares da IES e dos cronogramas das disciplinas dos cursos. Desta forma as atividades são acompanhadas obrigatoriamente da FREQUÊNCIA DE TODOS OS ALUNOS e não só dos atletas devidamente inscritos nos jogos.

Clinicas Integradas

  • Apresentação

O QUE A FEF FAZ POR SUA COMUNIDADE?             

Uma das formas de avaliar uma instituição de ensino superior é perguntar, o que ela está fazendo por sua comunidade? Quais são os serviços prestados à população? Como interage com as outras instituições e suas demandas sociais?Essas perguntas são importantes, pois suas respostas indicam de imediato o grau de integração da instituição com a população.

 

Em busca de realizar seu papel social, a Fundação Educacional de Fernandópolis presta diversos serviços à comunidade através das Clínicas Integradas das FIFE/FEF (Faculdades Integradas de Fernandópolis). Apesar de ainda não ser uma instituição vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde), são realizados anualmente, cerca de 40 mil atendimentos, de forma gratuita, para a população de Fernandópolis e região.

 

      Inaugurada em 2004, as Clínicas desde então, conta com uma infra-estrutura avançada e, profissionais capacitados. Por se tratar de uma clínica escola, está sempre atualizada, pois seu suporte acadêmico e pedagógico é realizado por professores especialistas, mestres e doutores, o que garante ainda mais qualidade aos atendimentos. Considerada referência para o município de Fernandópolis, a extensão dos serviços à comunidade representa um impacto positivo e de grande valor social.

 

Valores não seriam passados aos alunos sem a existência das Clínicas, ou impedindo à população do acesso aos benefícios resultantes do conhecimento de nossos discentes e docentes.

 

Compreender que é possível formar bons profissionais com a oferta destes benefícios à população. Todos os atendimentos são realizados de forma gratuita, beneficiando o paciente e o aluno que realiza estes por meio de estágio supervisionado.

 

    O primeiro serviço de atendimento clínico que a Fundação ofereceu à cidade foi o de Fisioterapia no ano de 2004. Hoje, a Clínica de Fisioterapia conta com as seguintes modalidades: Avaliação Fisioterapêutica, Traumatologia e Medicina Esportiva, Ortopedia, Neurologia, Neuropediatra e Hidroterapia, além de trabalhar as Disfunções Motoras, Disfunções Cardiorrespiratórias Intensivas e Ambulatoriais, pois possui infra-estrutura e capacidade para atuar nessas diversas áreas.

 

  A Clínica Escola de Psicologia, também teve seu inicio em 2004 e tem como filosofia a inserção do aluno em equipes multiprofissionais de ação, visando o treinamento prático do mesmo, estendendo-se às áreas de psicologia clínica com crianças, adolescentes, adultos, grupos, e famílias, além de organizações e trabalho, relações escolares, psicologia da saúde e através das vivências de sua participação em projetos assistidos à saúde e comunidade. Os atendimentos prestados são: triagem, plantão, psicodiagnóstico, psicoterapia familiar e de casal e atendimento psicoterapêutico.

 

Em seguida no ano de 2006, as clínicas passaram a oferecer os atendimentos em Serviço Social, estes foram desenvolvidos para que pacientes e familiares passassem a serem atendidos pelas clínicas-escola, numa perspectiva de orientação social a todos como: orientações sobre direitos sócio-assistenciais, previdenciários, bem como desenvolver trabalhos grupais de reflexão para fins do fortalecimento da relação saúde-doença e do trabalho em equipe multidisciplinar.  Funcionando através de triagem e orientação para pessoas que necessitam de serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida.

 

   A Clínica de Enfermagem e ambulatório médico surgiu dois anos depois em 2008, com o objetivo de atender os agravos à saúde que ocorriam constantemente devidos ao grande número de estudantes, colaboradores e docentes presentes diariamente na Instituição de Ensino. Atendendo também a Lei nº 7.498/86 e o Decreto nº 94.406/87, que faz referência a necessidade da existência de um ambulatório de saúde em instituições privadas, que circulam um grande número de pessoas e cumprir com uma das finalidades desta Instituição de Ensino de Nível Superior que investe na formação profissional e na promoção humana. Hoje a Clínica de Enfermagem conta com enfermeiros, médico e alunos em estágio com atendimento interno e externo, direcionado a discentes, docentes, colaboradores da FEF e população, desenvolvendo atividades profissionais médicas e de enfermagem, de promoção à saúde, prevenção de agravos e ações curativas, tais como: medicação, vacinas, testes rápido HIV/Sífilis/Hepatite B e C, curativos, coleta de papanicolau, verificação de sinais vitais, entre outros.

 

Também implantado no início de 2008, o serviço de Nutrição desde então é muito procurado pela comunidade. São pacientes de todas as classes etárias, que através de encaminhados médicos, buscam acompanhamento nutricional.

 

 As consultas em Fonoaudiologia é outro diferencial oferecido. O espaço físico comporta salas de atendimento individualizado e em grupo, para receber pacientes com alterações fonoaudiológicas de diferentes abrangências tais como: voz linguagem, motricidade orofacial e audição. Os atendimentos prestados são direcionados à adultos e crianças de Fernandópolis e região. Além disso, suas salas são equipadas com recursos de avaliação auditiva padrão (audiometria e imitanciometria), dispondo de equipamentos de alta tecnologia para o diagnóstico das deficiências auditivas. Foi incorporado às atividades da Clínica de fonoaudiologia, o serviço de atendimento de dispositivos eletrônicos aplicados à surdez (aparelhos auditivos/ próteses auditivas), o que possibilita ao paciente acesso aos recursos eletrônicos de reabilitação e também, de terapia específica e Emissões Otoacústicas (teste da orelhinha). Profissionais e estagiários realizam gratuitamente avaliações fonoaudiológicas, exames audiológicos, terapia fonoaudiológica e atendimento em otorrinolaringologia.

 

 E não se encerram por ai, as Clínicas das FIFE/FEF dispõe ainda de atendimentos de Estética e Pedagogia.

 

Na área da Estética, são oferecidos tratamentos de beleza, além da realização de campanhas preventivas sobre a saúde do corpo. Dentre os atendimentos, podemos destacar a parte da estética facial e corporal, da primeira tem como ações relacionadas à saúde facial de caráter estético, curativo e preventivo. Disponível para pacientes de todos os tipos de pele ou disfunções cutâneas como: acne, comedões, rugas, foto envelhecimento, melasmas, discromias e demais patologias. Já a segunda, além da realizar atendimentos relacionados à saúde e beleza, de caráter tanto prevencionista quanto de manutenção e de reparação, há muitas consultas destinadas a pacientes portadores de patologias dermatológicas, pré e pós-operados de cirurgias plásticas. 

 

 Na Pedagogia o trabalho é feito nos Laboratórios de Psicopedagogia, e acolhe crianças e jovens de 6 a 14 anos acompanhados de seus responsáveis. Com o intuito de recuperar, promover adequadamente a aprendizagem devido ao baixo rendimento escolar.

 

Já a FAES (Farmácia Escola da FEF), além de produzir medicamentos, cosméticos e comercializá-los. É um centro de informação e esclarecimento farmacêutico, estendido a população e alunos da FEF. O que garante ao paciente que as formulações aviadas pela Farmácia Escola são individualmente acompanhadas maximizando o tratamento indicado. O curso de Farmácia dispõe de uma equipe devidamente treinada, que realiza a manipulação de formas farmacêuticas como: medicamentos, cosméticos e dermocosméticos, álcool gel 70%, shampoos, gel para ultrassom, óleos, pomadas, medicamentos homeopáticos, etc.

 

Quanto ao LAC-FEF/FIFE (Laboratório Escola de Análises Clínicas) além de contribuir para com os discentes, docentes, colaboradores e pacientes das Clínicas Integradas da Fundação Educacional de Fernandópolis, auxilia algumas cidades da região a reprimir suas demandas de exames proferindo qualidade de vida a população regional. Realizando os mais diversos tipos de exames nas áreas de: Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.

 

No ano de 2014, foi implantado o atendimento de Educação Física, disponível para todos os alunos da FEF, e comunidade em geral. Sendo oferecidos atendimentos como: programa de avaliação física computadorizada, análise do percentual de gordura corporal, percentual de massa magra (músculos), o peso ideal, a quantidade de água acumulada no corpo, bem como a quantidade de calorias necessárias diárias para cada pessoa. Proporcionando sempre o melhor atendimento, comodidade e Qualidade nos serviços prestados nas Clinicas Integradas.

 

Para que você possa ser atendido nos serviços das Clínicas Integradas, basta ligar para o telefone 017 3465-0000, solicitar o ramal 0004/0015 e falar com as recepcionistas que, de imediato, irão responder todas as suas dúvidas sobre os dias de atendimento, horários, requisitos de encaminhamento, livre demanda, etc. O horário de atendimento é de Segunda a Sexta das 07h00 às 22h00 e aos Sábados das 07h30min às 14h.

 

Os serviços prestados à população têm ensinado à Fundação o sentido exato da sua verdadeira missão.

 

A Fundação Educacional de Fernandópolis é uma instituição que não espera acontecer, mas faz acontecer, porque tem atenção voltada para ao atendimento social.

 

 

           

Ir para o topo