Imagem da Notícia: EGRESSA DE JORNALISMO ESTÁ ENTRE OS FINALISTAS DO PRÊMIO EXPOCOM 2020

EGRESSA DE JORNALISMO ESTÁ ENTRE OS FINALISTAS DO PRÊMIO EXPOCOM 2020

Por: Prof. Ms. Andresa Oliveira

 

A reportagem em quadrinhos “Romaria: HQ sobre uma história de fé”, produzida pela jornalista Gabriela Garnica Marin, egressa do curso de Jornalismo da FEF é um dos trabalhos finalistas do Prêmio Expocom Sudeste 2020.

O prêmio Expocom é organizado pela Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação que anualmente, realiza um dos mais importantes congressos da área da comunicação no Brasil, com eventos regionais e nacional. A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é a premiação destinada aos melhores trabalhos experimentais realizados durante a graduação em jornalismo.

A reportagem em HQ foi selecionada dentre vários trabalhos da modalidade, realizados por estudantes dos quatro estados que compõem a região Sudeste, de instituições públicas e particulares. Na etapa de seleção, apenas os cinco melhores trabalhos de cada categoria disputam o prêmio final, a HQ de Gabriela está entre os finalistas.

“Romaria: HQ sobre uma história de fé” foi produzida em 2019 como Trabalho de Conclusão de Curso e consiste em uma reportagem em formato de história em quadrinhos que narra a trajetória de fé do protagonista Bruno Gabaldi Vilela (também estudante de jornalismo) com a Romaria Diocesana de Jales. Segundo Gabriela, ser finalista da Expocom é uma grande emoção. “Não esperava ser finalista. Este trabalho foi muito mais que um TCC, mas sim um divisor de águas que ampliou meu olhar sobre o que é o jornalismo. Por exemplo, às vezes, achamos que jornalismo é só TV, rádio ou jornal, mas há outras possibilidades, como a reportagem em formato de HQ que apresenta os fatos de forma mais atrativa para o público sem deixar de lado o rigor jornalístico”, disse Gabriela.

De acordo com a orientadora do trabalho, Profa. Ma. Andresa Caroline Lopes de Oliveira, a seleção do trabalho de Gabriela é muito importante e representa a qualidade do curso. “A premiação da Expocom é um grande reconhecimento para o aluno e também para a instituição de ensino. Ter um trabalho finalista em uma modalidade como a HQ demonstra a qualidade das produções de nossos alunos no domínio de linguagens e de novos formatos de apresentação jornalística que são fundamentais em um mundo de novas tecnologias e constantes mudanças. Foi um trabalho de fôlego que exigiu muita pesquisa, aplicação de técnicas narrativas e produção de roteiro”.

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o congresso da Intercom e a premiação da Expocom serão realizados online. Sem a necessidade de viagens, o coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Marcelo dos Santos Matos está incentivando os alunos do curso a participarem como ouvintes. “A Gabriela, além dessa participação inédita do curso na seleção da Expocom, já tinha um outro feito que foi a primeira aluna a finalizar uma iniciação científica no curso de Jornalismo da FEF. Isso mostra que o incentivo à pesquisa vale a pena e dá frutos. O ano de 2020, é uma grande oportunidade para os alunos participarem de congressos, que serão online e com custos bem menores e isso incentiva muito alunos e docentes na produção, cada vez mais qualitativa, de produtos jornalísticos nas disciplinas. Esse processo colabora bastante na formação do aluno e soma, de forma significativa, na nossa busca pela excelência do ensino”, avaliou Marcelo.

O congresso da Intercom será realizado de forma online durante todo o mês de outubro com palestras de renomados jornalistas e pesquisadores da área de comunicação. A premiação da Expocom Sudeste acontece no dia 16 de outubro.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo