domingo, 24 setembro 2017
Aviso

COMUNICADO
  1. Prezado aluno(a)


    COMUNICADO URGENTE


    O Aditamento do Fies para o 2° semestre de 2017 está disponível no SisFIES para validação pelo estudante, por favor entre no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e confirme para não perder o prazo.


    O prazo para renovação do financiamento expira em 31/10/2017 e o prazo para transferência de curso/instituição de ensino e dilatação do financiamento expira em 30/09/2017.


    Qualquer dúvida, procure a CPSA da Instituição.

LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS

Informações

Título
Licenciado Em Letras
Habilitação
Licenciatura
Duração
3 anos
Nro. Vagas
100

O graduado em LETRAS da FEF se torna um multifacetário: é específico (professor de Línguas Portuguesa e Inglesa) e plural (competente em outras áreas, tais como tradução, revisão, negócios, comércio, concursos públicos e privados, atividades diversificadas); é líder e mediador. Cursar LETRAS na FEF é opção para competência e flexibilidade na adequação ao mercado de trabalho cada vez mais exigente. 

Trabalhar com a palavra em suas múltiplas formas é o ofício do profissional de Letras. O gosto pela literatura, dessa maneira, proporciona uma bagagem imprescindível ao formado na área.

A comunicação humana é o principal objeto de estudo do curso de Letras. Nele o aluno se ocupa, de maneira geral, dos diferentes aspectos da linguagem, que vão da gramática de uma língua, sua história e estrutura até a mais alta expressão cultural e artística de um povo, que é a literatura produzida por ele.

A licenciatura em Letras forma profissionais para uma atuação pedagógica ou de pesquisa em áreas como Literatura, Lingüística, Línguas Portuguesa e Estrangeira em suas variadas nuances técnicas. No caso do estudo da Língua Estrangeira, a Inglesa destaca-se a importância do contato com outras culturas. Acima de qualquer coisa, o aluno do curso de Letras será um educador, tornando-se elemento fundamental e transformador da sociedade, onde problemas como o analfabetismo e a deficiência no nível de ensino estão muito presentes. Eles devem orientar a formação de muitos cidadãos, o que requer, entre outras coisas, estudo, paciência e paixão pela atividade.

Uma boa formação em Letras exige um aprendizado constante, mesmo depois de encerrado o curso universitário. Como a procura por especialização em programas de mestrado e doutorado na área de letras ou educação. É importante também que o professor saiba relacionar a literatura com outras linguagens artísticas.

O curso de Letras (Licenciatura plena) possibilita ao aluno seu registro no Ministério de Educação e Cultura (MEC).


Campo de atuação 

Diante de tantas novas alternâncias e exigências do mundo moderno, o curso propõe uma visão nova direcionada a metas mais abrangentes, em atendimento às exigências da demanda escolar: além da formação para o magistério (primeira opção do curso), busca-se também a preparação para concursos públicos ou não e, paralelamente, a qualificação para um mercado de trabalho em expansão (cujo instrumento de trabalho se centra, em especial, na língua portuguesa ou na língua inglesa). Salientamos, aqui, os principais caminhos para o graduado em Letras:

MAGISTÉRIO – atividades docentes no Ensino Fundamental e Médio, nas habilitações previstas em lei: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua Inglesa. Para isto, exige-se, cada vez mais, competência técnica e domínio de conhecimentos atualizados nas duas línguas. Particularmente, na língua estrangeira moderna, o inglês, que atrai de jovens a adultos, pelo interesse que desperta na comunicação ou nos diversos campos de atividades (tecnologia, ciência, comunicações, comércio e indústria etc.).

CONCURSOS – Colocando-se entre os maiores atrativos no mercado de trabalho, estão os concursos públicos ou concursos para as empresas privadas. De um modo geral e como fato constante, o conhecimento da língua portuguesa se mostra entre os requisitos mais exigidos – se não o mais exigido (conhecer a língua portuguesa: falar e escrever bem significa ser capaz de pensar, encontrar soluções e agir rápido). A língua se constitui numa das mais poderosas armas de que o homem dispõe para exercer liderança, dominação ou simplesmente expressar seus mais sublimes sentimentos ou afeições. Talvez não seja exagerado dizer-se que, de fato, a língua transita do céu ao inferno, do amor ao ódio, do finito ao infinito... tão abrangente e poderosa que é na comunicação humana.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS – gerenciamento, recepção, tradução, correção de textos, editoração... toda e qualquer atividade que exija conhecimento do vernáculo e do inglês como língua estrangeira moderna – o que facilita a flexibilidade do graduado em Letras dentro do mercado de trabalho.

Sobre o Curso

Portaria
MEC/SERES Nº 794, Publicada no D.O.U. em 14/12/2016

Coordenador

Grade e Corpo Docente

  • CORPO DOCENTE
  • GRADE
Ir para o topo