Informações
Habilitação
Pós - GraduadoCarga Horária Total
360 horasDuração
18 mesesVagas
50APRESENTAÇÃO
A Pós-Graduação em Educação Especial e Transtornos Cognitivos e da Aprendizagem tem como objetivo ampliar a formação de profissionais da educação e de áreas afins, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos para compreender, identificar e atender às diferentes necessidades educacionais dos estudantes. O curso aborda aspectos relacionados à inclusão escolar, às dificuldades e aos transtornos de aprendizagem, ao desenvolvimento cognitivo, às estratégias pedagógicas diferenciadas e às práticas educacionais inclusivas. A formação busca preparar o profissional para atuar de maneira ética, acolhedora e fundamentada, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades de cada estudante e para a construção de ambientes educacionais mais acessíveis, inclusivos e respeitosos à diversidade. Ao longo da especialização, o aluno terá contato com conhecimentos que poderão contribuir para sua atuação em escolas, espaços de atendimento educacional especializado, instituições de apoio e outros contextos relacionados à educação e ao desenvolvimento da aprendizagem.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo geral
Capacitar profissionais para compreender as características, necessidades e potencialidades de estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, estratégias de intervenção e ações que favoreçam o desenvolvimento integral e a aprendizagem.
Objetivos específicos
Compreender os fundamentos da Educação Especial;
Conhecer os principais transtornos cognitivos e da aprendizagem e suas características;
Identificar possíveis barreiras que interferem no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do estudante;
Desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas de acordo com as necessidades educacionais individuais;
Conhecer recursos, metodologias e práticas que favoreçam a inclusão e a participação dos estudantes;
Ampliar conhecimentos sobre avaliação e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem;
Promover práticas baseadas no respeito à diversidade, à equidade e aos direitos educacionais;
Preparar profissionais para atuar de forma ética, acolhedora e interdisciplinar em diferentes contextos educacionais.
PÚBLICO-ALVO
Professores, pedagogos, educadores, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais ligados à educação que tenham interesse na área.
DIFERENCIAL
Um dos grandes diferenciais da Pós-Graduação em Educação Especial e Transtornos Cognitivos e da Aprendizagem é a integração com a Brinquedoteca, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e significativa por meio do brincar. A Brinquedoteca constitui um espaço de aprendizagem, experimentação e desenvolvimento, no qual o profissional poderá conhecer e explorar jogos, brinquedos, atividades lúdicas e recursos pedagógicos que podem ser utilizados como ferramentas de apoio à aprendizagem e à inclusão. A proposta possibilita relacionar os conhecimentos teóricos da especialização com práticas lúdicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, sociais, emocionais e comunicativas, respeitando as características e necessidades individuais de cada estudante. Dessa forma, o curso oferece uma formação que alia conhecimento científico, prática pedagógica e ludicidade, ampliando o repertório dos profissionais para a elaboração de estratégias mais inclusivas, criativas e significativas no processo de ensino e aprendizagem.
MÓDULOS
- Educação Especial no Brasil e no Mundo
- Fundamentos da Educação Inclusiva
- Tecnologias e Recursos para a Inclusão
- Implementação da Educação Inclusiva como modalidade da Educação Especial
- Metodologia do Trabalho Científico
- Desenvolvimento, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
- Desenvolvimento da Aprendizagem ao Longo da Vida
- Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão
- Psicomotricidade e a Educação
- Técnicas Lúdicas para Ensinar e Aprender
PRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
Profa. Dra. Gláucia Rosângela Peglow Borges de Castro
E-mail: prope@unifef.edu.br
APROVAÇÃO
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas e média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas. Para os cursos que exigem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a média 7,0 também se aplica a ele.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
RG (cópia); CPF (cópia); Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); Comprovante de Residência Recente (cópia); Curriculum Vitae; 02 fotos 3x4; Diploma de Nível Superior (cópia) - Pode ser substituído provisoriamente por: Atestado de Conclusão de Curso (cópia) e Histórico Escolar (cópia). As cópias não precisam ser autenticadas.
* A Pós-graduação da FEF se reserva o direito de cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos. Nessas situações, todos os valores pagos antecipadamente pelos alunos, referentes à matrícula ou mensalidades, serão integralmente reembolsados.