- Home > InterFEF
INTERFEF

- Comissão Organizadora
- Regulamento
- Resultados
- Produtos
I – DOS OBJETIVOS
Artigo 1º - O IV Jogos Universitários FEF 2016, promovidos pela Fundação Educacional de Fernandópolis, tem a finalidade de desenvolver as atividades esportivas no meio universitário, visando á integração e o intercâmbio sócio-esportivo-cultural entre os estudantes universitários, professores e funcionários da FEF.
II – DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO
Artigo 2º - À Fundação Educacional de Fernandópolis indicará uma Comissão Organizadora, a qual caberá a promoção, realização, direção e organização técnica dos Jogos Universitários INTERFEF 2016, com apoio do Municipio de Fernandópolis, Clubes e Associações.
III – DAS MODALIDADES
Artigo 3º - Dos Jogos Universitários FEF, constarão as seguintes modalidades, para ambos os sexos: Atletismo, Futsal, Futebol, Tenis de Mesa, Voleibol e Xadrez.
IV – DA PARTICIPAÇÃO
Artigo 4º - Poderão participar dos Jogos Universitários INTERFEF uma única equipe representativa de cada modalidade e sexo representando um Curso, Quadro de Professores e Funcionários da FEF.
§ 1º – Caso algum Curso não tenha alunos suficiente para participação no evento, será permitido a inclusão de alunos de outro curso, o aluno somente podera ser inscrito para um Curso.
§ 2º – para atendimento ao paragrafo anterior será necessário a solicitação oficiada pelo Coordenador do Curso interessado junto á comissão organizadora do evento.
§ 3º – Será permitido aos atletas a participação em todas as modalidades.
§ 4º – Caso coincida data e horário de jogos em que o atleta esteja inscrito em mais que uma modalidade, fica sob sua responsabilidade a participação.
Artigo 5º - Somente poderão participar dos Jogos Universitários INTERFEF, alunos regularmente matriculados na Instituição de Ensino Superior FEF, e que estejam cursando graduação, pós-graduação, curso técnico, etc. durante o 2º semestre (obrigatório a apresentação do RA na inscrição).
§ 1º – Somente poderão participar dos IV Jogos Universitários INTERFEF 2016, professores, funcionários e colaboradores, regularmente cadastrados na Instituição de Ensino Superior FEF, e que estejam trabalhando durante o ano.
§ 2º – A participação em desacordo com os termos do “caput” deste artigo acarretará na perda de pontos da modalidade em que o atleta tenha participado irregularmente.
Artigo 6º - Será considerado documento hábil para identificação do atleta, a carteirinha original de estudante com o RA, ou original de um documento Oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte válido, Certificado de Reservista ou Alistamento Militar e ou Carteira Funcional Oficial), devendo o mesmo ser apresentado antes de cada jogo ou competição.
V – DAS INSCRIÇÕES
Artigo 7º - As inscrições deverão ser feitas indicando as modalidades que irão participar, através de formulário próprio e entregues na Instituição de Ensino Superior FEF, (junto á comissão organizadora) até o dia.
§ 1º – Para o preenchimento das relações nominais das modalidades, deverá ser observado o que determina o regulamento específico das mesmas. (as mesmas deverão ser entregues até )
§ 2º – As inscrições serão de responsabilidade do coordenador de cada curso ou quadro, devidamente assinadas.
§ 3º – Nas modalidades coletivas (Futsal, Futebol e Voleibol) serão permitidos até 20 (vinte) atletas inscritos.
§ 4º – Nas modalidades individuais será como segue:(Atletismo 10) (Tênis de Mesa e Xadrez) serão permitidos até 04 (quatro) atletas inscritos.
Artigo 8º –- Poderão constar na Relação Nominal por modalidade, prova e sexo, os seguintes números: 1 Técnico 1 Assistente Técnico e 1 representante da área da saúde (Médico, fisioterapeuta, Enfermeiro ou Massagista).
Artigo 9º – Após a entrega das Relações nominais, que será até o dia , somente será permitida a substituição ou inclusão de atletas, com a autorização da comissão organizadora, mediante requerimento específico para a modalidade.
VI – DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Artigo 10º - Os IJogos Universitários INTERFEF serão realizados no período de ) á de outubro; caso necessário, os jogos finais serão realizados até o final de outubro em dia a ser marcado pela comissão organizadora.
VII – DA FORMA DE DISPUTA
Artigo 11º – O Sistema de Disputa adotado para as modalidades coletivas será de formação de grupos.
§ 1º – O emparceiramento das modalidades coletivas será determinado através de sorteio.
§ 2º – A escolha do cabeça de chave de cada grupo seguira o critério de classificação da modalidade nos jogos do ano anterior.
Artigo 12º – A tabela dos jogos será elaborada pela Comissão Organizadora, sendo publicada em Boletim Oficial.
VIII – DO MATERIAL ESPORTIVO E UNIFORMES
Artigo 13º Fica a critério de cada Curso, a inscrição do nome do Curso, bem como da Instituição de Ensino Superior FEF nos uniformes utilizados pelos atletas em todas as competições.
Artigo 14º É de responsabilidade de cada curso a confecção dos uniformes utilizados pelos atletas em todas as competições.
Artigo 15º – As equipes deverão apresentar-se para as competições devidamente uniformizadas, de acordo com as regras vigentes no país para cada modalidade.
§ 1º – Caso seja verificada a participação de atleta em desacordo com o disposto no “caput” deste artigo durante a disputa, o mesmo deverá deixar a quadra até sanar a irregularidade. Caso isto seja constatado somente após o encerramento da partida, não caberá representação contra a não utilização do uniforme correto.
§ 2º – Será considerada mandante do jogo a equipe que se encontrar à esquerda da programação dos Jogos. Caso haja coincidência na cor dos uniformes, caberá a esta a troca do mesmo no prazo de 10 (dez) minutos, contados a partir da constatação do fato.
IX – DAS PENALIDADES E REPRESENTAÇÕES
Artigo 16º – Nas modalidades coletivas perderá os pontos a equipe que não comparecer (WO) no horário determinado pela tabela, as equipes deverão estar presentes nas praças esportivas no horário de início das rodadas, evitando com isso a paralisação dos jogos por motivos de WO, será respeitado os 15 (quinze) minutos de tolerância para dar sequência nos jogos da rodada.
Artigo 17º – Os atletas, técnicos, assistentes técnicos e dirigentes expulsos ou desqualificados pelo árbitro, estarão automaticamente suspensos por uma partida (a próxima) na modalidade, independente das punições que lhes poderão ser impostas pelo órgão de Justiça Desportiva da FEF.
Artigo 18º – Serão aplicadas penas disciplinares, classificadas em advertência ou suspensão dos jogos, às pessoas de responsabilidade definida e pertencentes aos cursos ou quadros inscritos, bem como às suas respectivas torcidas, que tenham incorrido nas seguintes infrações constantes no Código de Justiça Desportiva :
a) Prejudicar o bom andamento da competição;
b) promover desordens antes, durante ou depois dos jogos, nas proximidades dos locais onde os mesmos estão sendo realizados;
c) incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades;
d) estimular os atletas à prática da violência;
e) proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
f) atirar objetos dentro dos locais dos jogos;
g) invadir os locais de jogos;
h) agressão mútua entre dirigentes das Associações;
i) faltar com o respeito às autoridades ou dirigentes da competição;
j) tentar ou agredir árbitros, demais autoridades ou adversários;
l) depredar as instalações ou locais de jogos.
Artigo 19º – A Justiça Desportiva será exercida pelos Diretores e Coordenadores da FEF conforme indicação do presidente da Instituição de conformidade com o Código de Justiça Desportiva.
Parágrafo Único - O atleta punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva da FEF não poderá participar durante o cumprimento da pena.
Artigo 20º - O atleta poderá participar por apenas um curso ou quadro de funcionários (artigo 4º § 1º); se um atleta vier a participar por mais de um curso será desclassificado, e o curso perderá os pontos na modalidade em que o atleta tenha participado.
Artigo 21º – Caberá direito de representação á Comissão Organizadora contra irregularidades observadas durante a realização dos jogos, sempre que o interessado puder comprovar que outro deixou de cumprir quaisquer das exigências deste regulamento e dos regulamentos das modalidades, até as 12:00 horas do dia seguinte.
§ 1º – Será competente para interpor representação o coordenador do curso ou quadro.
§ 2º – Á Comissão Organizadora cabe o direito de exigir do curso ou quadro denunciado toda a documentação necessária para a comprovação da sua defesa, no caso das provas apresentadas pela entidade recorrente comportarem dúvidas ou contestações.
Artigo 22º – Todas as pessoas envolvidas nos Jogos Universitários INTERFEF 2016 que infringirem Regulamentos e Regimentos, ou decisões da Comissão Organizadora, ou ainda cometerem faltas disciplinares no decorrer dos jogos, estarão sujeitas, no que couber, às sanções previstas neste Regulamento.
X - DA PREMIAÇÃO
Artigo 23º – A Comissão Organizadora dos IV Jogos Universitários INTERFEF 2016, oferecerá troféus e medalhas, conforme segue:
a) Troféus aos Campeões e Vice Campeões e Terceiros colocados Geral Masculino e Feminino, que deverá ficar exposto em lugar visível na Instituição com a identificação dos cursos e ou quadro Campeões, Vice e terceiros. b) Serão oferecidas medalhas de 1º, 2º e 3º colocado á todos os integrantes dos cursos que obtiverem tais classificações em cada modalidade.
Parágrafo Único – Serão oferecidas aos alunos participantes, horas de atividades extra curriculares.
REGULAMENTO TÉCNICO
XI – DO CONGRESSO TÉCNICO
Artigo 24º - O Congresso Técnico será realzado dia nas dependências da Fundação Educacional de Fernandópolis, em horário a ser determinado pela comissão organizadora. § 1º – Será obrigatória a presença do coordenador do Curso, ou um representante nomeado pelo mesmo.
§ 2º – Durante o Congresso Técnico será realizado o sorteio dos grupos e chaves, bem como serão esclarecidas quaisquer dúvidas relativas ao desenvolvimento do evento.
XI – DA MODALIDADE DE ATLETISMO
Artigo 25º - Cada curso e ou quadro poderá participar com até 10 (dez) atletas na prova.
Artigo 26º - A prova de atletismo nos Jogos Universitários FEF será de (5.000) cinco mil metros para masculino e feminino, em percurso a ser determinado pela comissão organizadora.
Artigo 27º – Para efeito de classificação na modalidade, deverá ser aplicada a contagem de pontos considerando o total de atletas inscritos e somados na posição inversa de sua colocação na prova.
EXEMPLO: (100 Atletas inscritos)
1º lugar..................100 pontos
2º lugar..................099 pontos
3º lugar..................098 pontos
4º lugar..................097 pontos
5º lugar..................096 pontos
6º lugar..................095 pontos
7º lugar..................094 pontos
8º lugar..................093 pontos
Etc......
§ 1º – desta forma, todos os atletas que concluirem a prova terá sua pontuação computada.
§ 2º – a soma dos pontos obtidos pelos atletas representantes de cada curso determinará a classificação final da modalidade.
XII - DA MODALIDADE DE FUTEBOL
Artigo 28º A modalidade de Futebol será disputada com 08 (oito) atletas, sendo que um será o goleiro.
Artigo 29º - As partidas terão duração regulamentar de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos.
Artigo 30º - Havendo empate em qualquer uma das fases, no sistema formação de grupos, adotar-se-ão os seguintes critérios para desempate: Entre duas equipes:
a) Será decidido pelo confronto direto;
b) persistindo o empate, classificar-se-á a equipe que obtiver o maior número de vitórias na fase;
c) persistindo o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols na fase;
d) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior número de gols na fase;
e) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que sofrer menor número de gols na fase;
f) persistindo ainda o empate, a decisão será por sorteio.
Parágrafo Único – Empate entre 03 (três) ou mais equipes:
a) Será classificada a equipe que obtiver o maior número de vitórias na fase;
b) Persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas entre si na fase;
c) Persistindo ainda o empate, classificar-se-á a equipe que obtiver o maior número de gols nas partidas realizadas entre si na fase;
d) Persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que sofrer o menor número de gols nas partidas realizadas entre si na fase;
e) Persistindo ainda o empate, a decisão será por sorteio.
Parágrafo Único – Nas fases semi-final e final, o critério de desempate será cobrança de penalidades máxima conforme regras oficiais.
XIV - DA MODALIDADE DE FUTSAL
Artigo 31º - As partidas terão duração regulamentar de 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos.
Artigo 32º - Havendo empate em qualquer uma das fases, no sistema formação de grupos, adotar-se-ão os seguintes critérios para desempate: Entre duas equipes:
a) Será decidido pelo confronto direto;
b) persistindo o empate, classificar-se-á a equipe que obtiver o maior número de vitórias na fase;
c) persistindo o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols na fase;
d) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior número de gols na fase;
e) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que sofrer menor número de gols na fase;
f) persistindo ainda o empate, a decisão será por sorteio.
Parágrafo Único – Empate entre 03 (três) ou mais equipes:
a) Será classificada a equipe que obtiver o maior número de vitórias na fase;
b) Persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas entre si na fase;
c) Persistindo ainda o empate, classificar-se-á a equipe que obtiver o maior número de gols nas partidas realizadas entre si na fase;
d) Persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que sofrer o menor número de gols nas partidas realizadas entre si na fase;
e) Persistindo ainda o empate, a decisão será por sorteio.
Parágrafo Único – Nas fases semi-final e final, o critério de desempate será cobrança de penalidades máxima conforme regras oficiais.
XV - DA MODALIDADE DE TENIS DE MESA
Artigo 33º – A modalidade de tênis de mesa será disputada em competição individual em ambos os sexos:
Parágrafo 1º – Cada curso e ou quadro poderá participar com até 04 (quatro) atletas em ambos os sexos.
Parágrafo 2º - todos os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets de 11 (onze) pontos cada.
XVI - DA MODALIDADE DE VOLEIBOL
Artigo 34º - As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets. De 15 (quinze) pontos.
Artigo 35º – Havendo empate em qualquer uma das fases, quando for sistema formação de grupos, adotar-se-ão os seguintes critérios para desempate:
a) Entre 02 (duas) equipes será decidido pelo confronto direto;
b) Entre 03 (três) ou mais equipes, a decisão primeira será pelo maior saldo de sets nas partidas realizadas entre si na fase;
c) Persistindo ainda o empate entre algumas dessas equipes a decisão será pelo saldo de pontos nas partidas realizadas entre si na fase;
d) Persistindo ainda o empate entre algumas dessas equipes a decisão será por sorteio.
Artigo 36º – A altura da rede: Masculino 2,43 metros e feminino 2,24 metros.
XVII - DA MODALIDADE DE XADREZ
Artigo 37º – A modalidade de xadrez será disputada em competição individual em ambos os sexos:
Parágrafo 1º – Cada curso e ou quadro poderá participar com até 04 (quatro) atletas em ambos os sexos.
Artigo 38º - O Ritmo de jogo será de 20 minutos total, para que os jogadores completem a partida em sistema nocaute.
XVIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 39º – Somente serão válidas as informações publicadas pela Comissão Organizadora dos IV Jogos Universitários INTERFEF 2016 e as mesmas serão consideradas normativas.
Artigo 40º – A Organização não se responsabiliza por acidentes sofridos ou causados pelos participantes antes, durante ou após a realização do evento, cabendo aos cursos e ou quadro participantes, as providências quanto às condições de aptidão física/clínica do atleta para a prática da modalidade.
Artigo 41º – Em todas as modalidades coletivas será permitida a inclusão de atletas inscritos, até o encerramento da partida.
Artigo 42º – os cursos e ou quadros serão responsáveis pelo transporte dos atletas e conservação dos locais de competição, obrigando-se a acatar as ordens disciplinares e a indenizar a Comissão Organizadora pelas avarias verificadas nas instalações colocadas à sua disposição.
Artigo 43º – Será proibido aos participantes das torcidas o uso de instrumentos musicais estridentes (cornetas, buzinas, etc), ou de percussão, assim como qualquer manifestação que perturbe o sossego público, entre os quais buzinas em suas mais variadas formas. (em volume incompatível com as normas vigentes no município)
Artigo 44º – Durante a competição serão obedecidas às regras oficiais das modalidades, exceto os casos previstos nos demais artigos deste Regulamento e do Regulamento Técnico.
Artigo 45º - A publicidade de qualquer gênero só poderá ser realizada mediante autorização expressa da Comissão Organizadora, com exceção da constante dos uniformes de jogos das equipes.
Parágrafo Único- No patrocínio fica vedada a inscrição que se relacione com propaganda política, fumo, bebida alcoólica ou produtos incompatíveis com a prática desportiva.
Artigo 46º – Nas Fases disputadas em sistema de turno, a tabela de pontuação das modalidades coletivas será a seguinte:
a) Voleibol
Vitória..........................................02 pontos
Derrota.........................................01 ponto
Ausência (WO)...............................00 ponto
b) Futebol
Vitória..........................................03 pontos
Empate.........................................02 pontos
Derrota.........................................01 ponto
Ausência (WO)...............................00 ponto
C) Futsal
Vitória..........................................03 pontos
Empate.........................................02 pontos
Derrota.........................................01 ponto
Ausência (WO)...............................00 ponto
Artigo 47º – Será admitida uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos sobre o horário marcado para as competições e jogos.
Artigo 48º – Para efeito de classificação final dos jogos, onde serão apurados os campeões masculino e feminino, deverá ser aplicada a seguinte tabela:
1º lugar..................09 pontos
2º lugar..................07 pontos
3º lugar..................06 pontos
4º lugar..................05 pontos
5º lugar..................04 pontos
6º lugar..................03 ponto
7º lugar..................02 pontos
8º lugar..................01 ponto
01 ponto de bonificação pela participação em cada modalidade
Artigo 49º – As Competições Serão Disputadas no Clube Casa de Portugal, Quadra da EELAS, Quadra do CORONEL e no Ginásio de Esportes DR. Querton Ribamar Prado de Souza (Beira Rio), ou qualquer outra praça esportiva designada pela comissão organizadora dos jogos.
Artigo 50º – Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora dos Jogos.