Faculdades Integradas de Fernandópolis - FIFE
Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF
Programa de Bolsa de Assistência Socioeconômica Estudantil - BASEE
O BASEE (Bolsa de Assistência Socioeconômica Estudantil) é um programa institucional que se configura como espaço de atendimento assistencial estudantil e prestação de serviço socioeconómico ao estudante de graduação da FEF por meio de percentual de desconto em mensalidades. Destina-se ao estudantes que apresentar dificuldades socioeconômicas para subsidiar integralmente seus estudos.
-
Critérios:
- Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da FEF;
- A bolsa de assistência socioeconômica estudantil destina-se o/a estudante que apresentar dificuldades socioeconômicas para subsidiar o pagamento de suas mensalidades com pontualidade;
- O/A estudante que não apresentar o formulário devidamente preenchido e documentado não participará no processo de bolsa/desconto;
- Caso necessário, passar por Entrevista Social;
-
Informativos
- A equipe do programa BASEE terá 30 dias a partir da data da entrega dos documentos para analisar;
- O desconto é valido até final do ano letivo (seguindo o calendário Acadêmico);
- O desconto passará a valer no mês seguinte à solicitação, via boleto;
- O estudante fará uma única solicitação de desconto durante o ano letivo.
- Após o desconto autorizado o programa realizará análise acadêmica do estudante para acompanhar sistematicamente: Frequência; Notas; Boleto.
- Há atendimentos aos estudantes que solicitam a troca de data do vencimento do boleto, trancamento, desistência e reserva;
- Atendimento aos estudantes que solicitam desconto de convênios, bolsa/desconto nas mensalidades.
Para maiores informações procurar:
Núcleo de Atendimento ao Aluno: Sala 4, ou Telefone: (17) 3465-0000 Ramal 0056.
FIES - Financiamento Estudantil
O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Criado em 1999 para substituir Programa de Crédito Educativo PCE/CREDUC, o FIES tem registrado uma participação cada vez maior das Instituições de Ensino Superior IES e dos estudantes do país. Em 2007 foram 1.046 mantenedoras, 1.459 I.E.S, 2.080 campi em todo Brasil. Desde 1999 já são mais de 500 mil estudantes beneficiados, com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 4,6 bilhões entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos desde a criação do programa.
A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsa de 50%, do PROUNI Programa Universidade para Todos. Apenas para este público já foram realizadas mais de 4,6 mil contratações.
PROUNI
O Programa Universidade para todos – PROUNI é um programa do Ministério da Educação criado pelo Governo Federal em 2004 que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. O PROUNI visa beneficiar de forma integral (100%), estudantes que tenham renda per capita familiar máxima de um salário mínimo e meio, ou parcial (50%), com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Podem participar:
O candidato deve ter sido estudante do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral.
Estudantes com deficiência também podem participar, desde que assim como os demais, também tenham prestado o último Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM com pontuação mínima de 450 pontos, não tendo zerado na redação.
– Não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores, somente o ÚLTIMO.
– Os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e turno de acordo com sua disponibilidade.
– Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer momento, dentro do período de inscrições do programa.
O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade. Portanto, o aluno que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser pré-selecionado em sua primeira opção, e assim por diante.
É de responsabilidade do estudante o acompanhamento do resultado das inscrições como também de fazer contato com a instituição de ensino onde for pré-selecionado para receber orientações, agendar a entrega dos documentos exigidos, entre outros.
Dessa maneira, o ProUni e a FEF reconhecem e valorizam o mérito dos estudantes. Todo o sistema de seleção do ProUni é informatizado e impessoal, o que confere transparência ao processo.