• Imagem da Galeria da Notícia: Ex-aluna da FEF é destaque nos Estados Unidos
  • Imagem da Galeria da Notícia: Ex-aluna da FEF é destaque nos Estados Unidos

Ex-aluna da FEF é destaque nos Estados Unidos

As fronteiras para o conhecimento estão se tornando cada vez mais acessíveis ao longo dos anos e realizar um intercâmbio, bem como planejar uma mudança de vida focada em morar no exterior, são ações possíveis para muitos estudantes atualmente. Pela própria formação em sala de aula, de maneira teórica e prática, a Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF, sempre buscou qualificar seus alunos para torná-los acadêmicos do mundo.

Egressa do curso de Letras – Português e Inglês da FEF, Daniela Cristina Machado de Souza hoje mora em Hudson, distrito no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ela nos conta como a idéia de morar fora sempre esteve em seus pensamentos, já que acreditava que dessa maneira poderia expandir seus conhecimentos, abrindo horizontes profissionais.

“Iniciar o curso na FEF foi um verdadeiro divisor de águas para mim. Na Fundação conheci pessoas interessantes e extremamente motivadoras, desde alunos aos professores. Pessoas de muita importância que sempre nos estimularam a serem pessoas melhores. No curso de Letras eu me criei e me apaixonei para desenvolver minha profissão, porque todos os professores, além de ensinarem com amor e dedicação, sempre possuíram muito conhecimento e profissionalismo”, conta Daniela, sobre sua experiência em estudar na FEF.

Após finalizar sua graduação na Fundação Educacional de Fernandópolis, Daniela iniciou sua carreira brilhante. Em 2002, a egressa recebeu uma proposta de emprego no estado do Mato Grosso, onde foi professora por cerca de quatro anos. Mantendo seus projetos e vontade de expandir seu conhecimento na área de formação, em 2006, Daniela se mudou para Cambridge (antiga cidade universitária no Reino Unido), na Inglaterra, para aperfeiçoar seu inglês.

No ano de 2008, com o apoio de sua família, a egressa decidiu se mudar para Portugal, onde iniciaria sua carreira. Para exercer sua profissão, Daniela passou por um processo de Equivalência, que tem como objetivo o reconhecimento acadêmico do diploma, mediante a avaliação da ementa do curso, e que será comparada com a ementa das disciplinas cursadas nas universidades portuguesas. De acordo com ela, todo o processo demorou cerca de dois anos. Neste tempo em Portugal, ela realizou dois cursos de Pós-Graduação em Educação Especial (nas áreas de Visão e Audição) e um mestrado em Educação Especial. Após o período e aprovada pelo Ministério da Educação Português, Daniela iniciou sua carreira como professora de Inglês e Português.

Após oito anos dando aulas em Portugal, recebeu uma proposta de emprego como professora de língua variante (Português do Brasil e de Portugal), como língua de herança e estrangeira na escola pública David J. Quinn Middle School de Hudson, nos Estados Unidos, onde reside e trabalha atualmente.

Professora do sexto ano, junto com alguns alunos, Daniela foi destaque de uma matéria realizada pelo Jornal Brazilian Times. Após o Consulado de Boston anunciar uma Olimpíada de Português, a professora formada pela FEF, incentivou seus alunos a participarem, como forma de desenvolver a língua de herança (para brasileiros natos) e estrangeira (para alunos de origem americana). Após as duas fases da prova, o resultado chamou a atenção do Jornal, já que todas as premiações foram distribuídas entre alunos de Hudson.

Daniela conta que a experiência em trabalhar no exterior é gratificante e desafiadora, já que o sistema de educação americano se traduz de formas bem diferentes do Brasil e de Portugal. Mesmo com todas as dificuldades, o número de profissionais que estão sendo contratados para trabalhar como professor nos Estados Unidos tem crescido constantemente. Além dos Estados Unidos e Portugal, a egressa foi convidada para trabalhar na África do Sul, Moçambique, Namíbia e Inglaterra.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo