Imagem da Notícia: Alunos de Enfermagem assistem aula sobre religiosidade

Alunos de Enfermagem assistem aula sobre religiosidade

 

Recentemente, alunos do 5º e 7º semestre do curso de Enfermagem da Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF participaram de apresentações em sala de aula sobre o tema religiosidade em saúde. Representantes de diferentes religiões falaram sobre suas crenças na perspectiva do nascer, viver, adoecer e morrer.

De acordo com o Prof. Me. André Lozano, “o objetivo da aula foi apresentar aos estudantes que na prática de trabalho da enfermagem o profissional irá lidar com diferentes crenças, essas devem ser respeitadas e podem ser utilizadas como apoio complementar na promoção da saúde e prevenção de doenças”.

Camila Silvestrini foi uma das alunas que acompanhou as apresentações. Para ela, foi uma experiência diferente. “Quando a gente pensa em exibir pensamentos e culturas distintas sempre se espera a geração de conflitos. Essa aula de religiosidade proporcionou observar que as crenças são individuais de cada pessoa. Mesmo que sua religião seja reservada e mais rígida, é o seu modo de pensar que determina como você vai viver e enfrentar diferentes situações do cotidiano. Nós que vamos trabalhar com diferentes pessoas, devemos acima de tudo respeitar suas divergências. Esse foi apenas o primeiro contato com o ‘diferente’. A aula ainda nos possibilitou aprender, que mesmo não concordando com os ideais de cada um, devemos respeitar e conciliar com o cuidado que devemos oferecer aos pacientes. O conhecimento adquirido foi extremamente positivo”, contou a estudante.

“Durante a aula, cada representante expôs a religião a qual pertence e sua visão a respeito do tema proposto pelo docente André (Processo do nascer, adoecer e morrer na concepção de cada religião). Experiências desse tipo nos faz conhecer melhor a realidade da profissão que iremos exercer futuramente. Além disso, a aula nos deixou uma lição: o cuidado e a assistência da enfermagem não deve desrespeitar a crença pessoal de cada indivíduo que necessite de cuidados,” disse Igor Ribeiro, aluno do curso.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo