Imagem da Notícia: Farmácia Escola da FEF manipula produtos para Fernandópolis e região

Farmácia Escola da FEF manipula produtos para Fernandópolis e região

Talvez você não saiba, mas possivelmente o gel que é utilizado na clínica de Fisioterapia que você frequenta é produzido pelos alunos do curso de Farmácia da Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF.

A Farmácia Escola iniciou na instituição no ano de 2002 com a iniciativa do Prof. Ms. Ocimar Castro, que hoje é diretor acadêmico da faculdade, com o apoio do Prof. Ms. Reges Barreto, que atualmente é responsável técnico e supervisor da Farmácia. Reges conta que desde 2001 houve um preparo para a realização dos documentos necessários para a abertura da Farmácia, os quais a Vigilância Sanitária preconiza, bem como a aquisição de equipamentos e a montagem da estrutura física de acordo com as exigências de boa prática de manipulação. “A FEF é pioneira nesse segmento, já que dispõe da Farmácia à 16 anos. Na época que iniciamos, o MEC ainda não exigia a Farmácia Escola nas instituições, diferente de hoje, que tê - la se tornou obrigatoriedade.”

Laiane Bácaro foi aluna do curso e desde 2008 é uma das responsáveis técnicas da Farmácia. Ela conta que os próprios estudantes manipulam os produtos de acordo com a orientação e supervisão das farmacêuticas preceptoras Laiane Bácaro e Daniele Cristina Dan e dos supervisores Reges Barreto, Roney Zaparoli e  Giovanni Oliveira, de modo que  as fórmulas são realizadas e liberadas com um alto controle de qualidade e conferência.

 

Manipulação

 

A manipulação acontece em dois laboratórios. No Laboratório de sólidos são manipuladas as cápsulas e no Laboratório de semissólidos são manipulados esfoliantes, protetor solar, gel de ultrassom, máscaras de argila, loção tônica e pós barba, shampoo e os mais variados cremes como o de anti rugas e para manchas, cremes para celulite, rachadura dos pés e de massagem, creme corporal e para as mãos e creme redutor de medidas.

O espaço conta ainda com o Laboratório de Homeopatia, Laboratório de Controle de Qualidade, Sala de Conferência e Rotulagem, Sala de Lavagem de Vidrarias e os Almoxarifados de matéria-prima e embalagens.

 

Como fazer o pedido

 

“A pessoa que tiver receita médica poderá fazer seu pedido na Farmácia. A partir daí gera - se um boleto e o pagamento deve ser efetuado no caixa da FEF, depois é só retirar o produto aqui. O preço é menor do que em outras farmácias, algo muito vantajoso,” explicou Laiane.

 

Estágios

 

Os estágios na Farmácia Escola começam no 9° semestre e as alunas Angélica Machado, Bianca Rodrigues e Taynara Rodrigues são algumas das estudantes que este ano deram início à manipulação dos produtos.

Segundo elas, ter a oportunidade de fazerem estágio na Farmácia  Escola faz com que tenham um cuidado extremo com a produção, já que os produtos não ficarão guardados, mas serão utilizados por diferentes pessoas. “Não é um fazer por fazer, realmente vivemos aqui a realidade do mercado de trabalho. A manipulação feita nos traz a vivência prática da realidade farmacêutica, disse Angélica.

“Não é toda faculdade que oferece essa oportunidade ao aluno, aprendemos muito aqui, o que é extremamente relevante para a formação de cada um de nós”, disse Bianca.

O horário de funcionamento da Farmácia Escola é das 08h às 22h.

 

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo