Imagem da Notícia: XVII JORNADA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

XVII JORNADA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

 

Este ano com o tema: Psicologia: uma Profissão de Novos Tempos

A Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF realiza em seu campus e também na Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos - Unidade de Fernandópolis entre os dias 22 à 25 de agosto a XVII Jornada de Estudos Acadêmicos do curso de Psicologia com o tema “Psicologia: uma Profissão de Novos Tempos”.

Seu objetivo é a ampliação do conhecimento do aluno, para que o mesmo entenda qual é o seu papel fora dos muros da instituição de ensino. Por meio de palestras que promovem a discussão e reflexão sobre diversos temas que são emergentes e atuais, revela como o terapeuta atua na prática.

Dando início à Jornada, nesta terça-feira, 22 de agosto, o bate-papo foi dirigido pelo egresso da FEF Vitor Mendonça, que atualmente atua no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Fernandópolis, unidade pública, onde se oferta apoio às famílias e indivíduos em diversas situações de violação de direitos, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

Ainda ontem no período da noite, a palestra ficou por conta dos palestrantes de Ribeirão Preto, profª. Ms. Carmen Balieiro e o prof. Dr. Luiz Celso de Toledo, que discorreram sobre a família e a Psicanálise respectivamente, ambos profissionais de renome na área.

Já hoje, 23 de agosto, a egressa de Psicologia da FEF Dhayana Justino e egressa do curso de Enfermagem Maísa Borges de Oliveira  que atuam no CAPS AD -  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas da região de Fernandópolis, desenvolvendo gratuitamente diferentes terapias destinadas ao tratamento da dependência química, comandam a tarde desta quarta-feira. E à noite, as duas palestrantes profª. Ms. Carla Zani e a especialista em Terapia Cognitivo Comportamental em Psicologia da Saúde pela Famerp profª. Ms. Eliane Tiemi Miyazaki, vão abordar a área da Psicologia Hospitalar.

Na palestra do dia 24, o tema abordado será a ansiedade, com a presença do Dr. José Rubens Naime. Nesta mesma noite sendo o tema “Valorização da Vida”, a palestra será feita pela equipe do Centro de Valorização da vida – CVV, em referência ao setembro amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O CVV é uma organização não governamental que dá assistência por telefone a pessoas que precisam de uma palavra de conforto e ânimo para os momentos de dificuldades ou crises de depressão.

Além disso, no período da tarde o diálogo é com Paula Buzzato e Carla Bertão, também egressas do curso de Psicologia e do enfermeiro egresso da FEF Ricardo Freitas, membros do CAPS II.

A Psicologia hoje é considerada uma das profissões do futuro e vem evoluindo ao longo do tempo, onde os profissionais da área podem atuar em escolas, creches, asilos, hospitais e postos de saúde. Nas empresas, o psicólogo além de atuar no departamento de Recursos Humanos sendo um dos responsáveis pelas admissões, também favorecem o convívio harmonioso entre todos os funcionários.

Dentre todas as áreas, a que tem maior destaque ainda é a Psicologia Clínica, onde por meio de terapia, o profissional dá suporte para quem precisa lidar com as emoções ou na busca do autoconhecimento. “Hoje em dia as pessoas estão se conscientizando de que a terapia é necessária para ajudar a entender e a lidar com as etapas e mudanças ocorridas na vida do ser humano e promover a qualidade de vida”, disse a Prof. Ms. Radila Salles, coordenadora do curso de Psicologia da FEF.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo