• Imagem da Galeria da Notícia: Coordenador de Eng. Ambiental da FEF participa de capacitação internacional
  • Imagem da Galeria da Notícia: Coordenador de Eng. Ambiental da FEF participa de capacitação internacional

Coordenador de Eng. Ambiental da FEF participa de capacitação internacional

Fernandópolis foi um dos cinco municípios selecionados através do Programa Município VerdeAzul 

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária,  também professor do curso de Química da FEF e secretário do meio ambiente do município de Fernandópolis,  Angelo Roberto Veiga estará longe do Brasil. Isso porque, por meio do Programa Município VerdeAzul - PMVA, ele e mais quatro representantes das cidades do estado de SP, sendo eles: Pongaí, Botucatu, Guzolândia e Jaguariúna foram convidados para participar do TAIEF - The Environmental Technical Assistance and Information Exchange Facility. O TAIEF (Assistência Técnica Ambiental e Facilidade de Intercâmbio de Informações) objetiva construir redes profissionais e melhorar a transferência de conhecimento globalmente. Além disso, oferece uma rápida mobilização de especialistas das administrações dos Estados membros da União Europeia para contribuir em workshops, seminários, ou ainda para fornecer assistência em desafios ambientais. Também podem ser solicitadas visitas de estudo a um país da União Europeia, como no caso de  Angelo, que de acordo com ele, as visitas serão em várias cidades dos países Portugal e Bélgica.

Programa Município Verde Azul

Trata - se de um projeto do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que carrega o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as Cidades paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

O convite

O programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”, onde Fernandópolis obteve destaque.
     Angelo está muito entusiasmado com a ação e pretende voltar com muito conhecimento na bagagem: “meu propósito é trazer inovações na área ambiental para os cursos que leciono e também para Fernandópolis”, enfatizou.

Atividades

Além das visitas, o coordenador participará de cursos e palestras com diferentes temas ambientais: Gestão de resíduos e materiais,  padrões de solos e critérios de remediação, entre outros temas. 
O fernandopolense também se reunirá com a Diretoria Geral de Meio Ambiente da União Europeia para apresentação da Legislação e Políticas europeias em resíduos.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo