Imagem da Notícia: ATLETAS DA FEF PARTICIPAM DOS I JOGOS PARALÍMPICOS UNIVERSITÁRIOS

ATLETAS DA FEF PARTICIPAM DOS I JOGOS PARALÍMPICOS UNIVERSITÁRIOS

Aconteceu nos dias 09 e 10 de Dezembro, na cidade de São Paulo, a primeira edição dos Jogos Paralímpicos Universitários. A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro na rodovia dos Imigrantes, o maior da América Latina e um dos melhores do mundo.

Por ser a primeira edição da competição, que será organizada anualmente pelo CPB, foram disputadas cinco modalidades: atletismo, natação, bocha, tênis de mesa e judô, contando com a presença de mais de 150 atletas de 17 estados brasileiros. Como critério o atleta deve ter mais de 17 anos (nascido em 1999), estar matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e ter alguma deficiência física, intelectual ou visual.

A FEF contou com a presença de três atletas que saíram vitoriosos da competição, conquistando nove medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e uma de bronze.

No Atletismo, Rogerio Souza Santos Junior (T38) foi prata nos 200m e 400m. Elivelton Douglas Ortega da Silva (F54), aluno do curso de Administração foi ouro no arremesso de peso e lançamento do dardo, a prata ficou com Daniel Belote de Morais (F44/S10) tanto no peso como no dardo, que ainda conquistou três medalhas na Natação, sendo duas de prata na prova de 50m nado livre e costas e uma de bronze nos 100m nado livre. Os atletas Rogerio Sousa e Daniel Belote vão cursar Educação Física a partir de 2017.

Ainda fizeram parte da delegação Fernandopolense, o coordenador de Ed. Física Francisco Barbosa da Silva Junior, representando a FEF, Jeferson Falchi como Técnico e João Barbosa como Auxiliar de Delegação.

Ivaldo Brandão, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro ressalta que os Jogos Paralímpicos Universitários serão um passo importante na formação dos atletas e no desenvolvimento do esporte adaptado, sendo um elo entre a etapa escolar e o alto rendimento.

 

HISTÓRIA DOS ATLETAS

Há três anos, Elivelton Ortega sofreu um trauma na coluna torácica após acidente de moto. Há dois anos ele pratica o atletismo nas provas de Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo e Disco.

Rogerio Sousa nasceu com paralisia cerebral, comprometendo os movimentos do braço e perna do lado direito. Pratica o atletismo desde 2014, nas provas de 100, 200 e 400 metros e esta iniciando treinamentos na modalidade de Natação.

Em 2011, Daniel Belote sofreu um acidente de moto e teve uma amputação transtibial e desde então pratica natação e há dois anos iniciou no atletismo, competindo nas provas de Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo e Disco.

É importante ressaltar que todos os atletas são pacientes na Unidade de Reabilitação Lucy Montoro em Fernandópolis, onde atua o professor e educador físico Jeferson Falchi.

Falchi destaca que fora da Unidade ele desenvolve junto aos atletas trabalho voluntário com foco no esporte como meio de reabilitação e inclusão social, levando-os a competições como estas que garantem ótimo rendimento dos mesmos.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo